O produtor Tomoaki Ayano postou no blog oficial de Super Street Fighter
IV um tópico comentando as principais sugestões dos japoneses para o balanceamento de
SSFIV: AE 2012 que está por acontecer este ano. Atentem para o fato que esse relatório é baseado apenas nas observações dos jogadores japoneses. Para mais informações e sugestões em inglês de balanceamento, confiram o fórum do Capcom-Unity.
Abaixo se encontram o número de postagens até agora, dentre PCs e smartphones japoneses.
Personagem | N.º de posts |
Outros: sistema, etc. | 1,966 |
Ryu | 307 |
Chun-Li | 302 |
Yang | 262 |
Cammy | 256 |
Akuma | 236 |
Seth | 225 |
Guile | 204 |
Ken | 190 |
Guy | 188 |
Rose | 188 |
Dee Jay | 185 |
Zangief | 184 |
Gouken | 181 |
Sakura | 179 |
Adon | 167 |
Dudley | 166 |
Sagat | 163 |
Vega | 158 |
M.Bison | 157 |
Cody | 156 |
Fei Long | 156 |
Yun | 154 |
Juri | 152 |
El Fuerte | 139 |
Ibuki | 134 |
Oni | 130 |
Blanka | 127 |
Makoto | 123 |
Gen | 121 |
T. Hawk | 117 |
Balrog | 115 |
Evil Ryu | 109 |
Hakan | 95 |
E. Honda | 94 |
Dhalsim | 90 |
Abel | 81 |
Rufus | 81 |
C. Viper | 74 |
Dan | 64 |
Os tópicos mais discutidos no campo "Outro: sistemas, etc" foram:
- Modo training online;
- Training fight request;
- Novos personagens;
- Ajustar okizemes ambíguos.
Ryu
“Como ele atualmente não tem grandes pontos fracos e não possui carências particulares, se forem mexer em alguma coisa, acho que o Metsu Shoryuken possui pouca utilidade, fazendo a existência de um UC2 insignificante. Vocês poderiam facilitar seu uso em combos, ou fazer um novo UC2. Por favor, verifiquem isso."
O número de respostas dizendo "Ryu não tem nenhuma carência particular" e "não façam grandes mudanças" foi significativo. Estamos muito contentes de saber que os jogadores estão gostando dele no SSFIV Ver.2012, então continuaremos a considerando o que fazer para que seja divertido jogar com ele.
Chun-Li
“Aumentem seu life para 950 e façam seu pulo um pouco mais baixo. Entre outros pedidos, aumentem a vantagem de frames do far s.LP em 1f ao acertar. Boa sorte com o desenvolvimento."
Tivemos muitos pedidos para aumentar o life de Chun-Li. Vamos ajustá-lo considerando o balanço com os outros personagens. Obrigado pelo incentivo!
Yang
“O Yang atual carece de poder de dano e maneiras de se quebrar a defesa do oponente. Se puderem melhorar seu j.MK em cross up ou aumentar seu dano, acho que o resultado seria um personagem mais divertido. Também aumentem sua vitalidade para 950."
Nós tivemos um número considerável de pedidos para aumentar o dano de Yang. Ele é o tipo de personagem veloz, então vai ser um pouco complicado; mas o ajustaremos observando o balanceio geral do jogo.
Cammy
"Seus mix-ups com Knockdown -> Cannon Strike são fortes demais. Além de ser um mix-up frente/trás, ela fica em vantagem mesmo se for defendido, criando uma situação de desvantagem esmagadora para personagems sem golpes invencíveis."
Recebemos muitos pedidos para enfraquecer o Cannon Strike de Cammy. Particularmente, existem vários comentários a respeito da versão EX tanto on hit quanto on guard.
Akuma
“Por favor, façam alguma coisa a respeito do seu Zanku Hado ao pular pra trás e o Ashura (teleporte). Por exemplo, forcem ele a usar o EX Zanku apenas quando estiver pulando pra trás, façam o Ashura custar uma barra, etc. Ele foi criado para ter uma grande ofensiva, mas suas outras áreas também são muito fortes.
Tivemos muitos pedidos para enfraquecer o Ashura Senku e o Zanku Hadoken pulando pra trás. O life de Akuma é baixo em contrapartida à utilidade alta dos seus golpes, então ajustaremos sua defesa e capacidades de escapar considerando o balanço geral do game.
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As sugestões de balanceamento estão abertas no Japão e EUA até dia 30 de abril.
Fonte: Shoryuken