sexta-feira, 19 de abril de 2013

MMA e Fighting Games




Recentemente, um dos finalistas do TUF 17, Uriah Hall, deu destaque aos fighting games - especialmente Tekken - quando afirmou (assista aqui!) que jogava Tekken o dia todo, observando os movimentos dos personagens e assimilando os que ele achava interessante. Ele considerou que esse foi o primeiro treino de artes marciais que teve, antes de entrar pro mundo do MMA e virar celebridade. Hall também detém no seu currículo um dos nocautes mais incríveis da história do esporte (com direito a pose de hadouken no final!):

Outro lutador que dispensa apresentações, Anderson 'Spider' Silva, durante entrevista para o site Terra em 2010, disse que é fã da série Tekken, além de copiar vários golpes dos personagens e utilizá-los em suas lutas:

"Meus filhos são quem jogam mais o jogo do UFC. Eu jogo muito Tekken e já tirei muitas técnicas dali, que funcionaram e funcionam até hoje. É complicado falar isso, porque as pessoas vão pensar 'esse cara é louco, tomou muito soco na cabeça'. Mas eu tiro muitas coisas também dos filmes do Jackie Chan, do Jet Li, muitas coisas que acabam sendo boas para mim."

A maioria dos golpes em Tekken utiliza artistas marciais reais para capturar seus movimentos e dar vida aos vários estilos existentes na franquia. Portanto, torna-se completamente compreensivel que seja reconhecida e aplicada essa associação por parte de outros praticantes. Além disso o próprio jogo já homenageou os amantes do MMA com um personagem único: Craig Marduk!

Name's Marduk! Don't you forget it!


Mas essa ponte "artes marciais - video games" não é de hoje: quem lembra do primeiro Mortal Kombat no início da década de 90? Os irmãos Pesina, especialistas em artes marciais, praticamente interpretaram todos os personagens do game, com maior destaque para Daniel Pesina, que interpretou Johnny Cage e os ninjas Scorpion e Sub-Zero, na época dos jogos digitalizados. Acho que esse foi o marco inicial - no que diz respeito a utilizar artistas marciais como referência real para o virtual - no desenvolvimento dos games de luta para chegarem no patamar atual.

Daniel Pesina, o clássico Johnny Cage
De lá pra cá essa relação com só cresceu. Com a tecnologia do motion capture, os movimentos dos games ficaram bem mais precisos, apontando uma nova vertente nessa relação luta/video games. Nesse quesito, mais uma vez Tekken se destacou, a começar com Tekken 3, se tornando um dos títulos mais jogados da série, pelas suas inovações de movimentação. Desde então, a maioria dos jogos utiliza captura de movimentos para aumentar a fidelidade de animação, atingindo uma excelência sem igual.

Tekken sempre foi pioneiro em tecnologias de animação dos seus personagens

Pois é, a vida imita a arte ou a arte imita a vida? Pelo que se vê, essa é uma estrada de mão dupla, onde ambos os lados compartilham contribuições significativas.

Fontes: Terra notícias, Wikipedia e Original Gamer